segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O CMMI: Capability Maturity Model Integration

Um dos temas do nosso grupo é o CMMI e ele que será apresentado nesta postagem.

O CMMI é sigla do Capability Maturity Model Integration, ou em português Modelo de Maturidade em Capacitação - Integração.  É um modelo de referência voltado para a capacidade de maturidade de processos de software.

Uma das premissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".

Foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute), o qual é um órgão integrante da universidade norte-americana Carnegie Mellon. o CMMI é uma evolução do CMM (o modelo de referência anterior) e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

Um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente estipulada. Já por capacidade e maturidade de um processo, deve-se ter a noção do grau de qualidade com o qual um processo atinge um resultado esperado.

O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente na produção de software com maior qualidade e menos propenso a erros.





4 comentários:

  1. Quais o números que provam a melhoria na qualidade usando o CMMI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizando o CMMI a empresa tem uma melhoria na qualidade de seus processos de acordo com o nível de maturidade que ela atingir.
      Mais a frente estaremos apresentando todos os níveis e o que eles representam.
      Fique de olho no nosso blog ;D

      Excluir
  2. Analisando o CMMI mais afundo vi que a maturidade que ele proporciona a empresa também faz com que fique cada vez mais difícil usar métodos ágeis para gerenciar projetos, qual seria a alternativa que vocês sugerem?

    ResponderExcluir
  3. Um documento apresentando a versão 1.3 do CMMI apresentou o seguinte título: ``CMMI® or Agile: Why Not Embrace Both?'' (CMMI® ou Agile: Porque não abraçar ambos?), ele tinha o objetivo demonstrar que não existe discórdia entre o CMMI e os métodos ágeis e que vários benefícios poderiam ser obtidos na utilização de ambos, numa sinergia que teria potencial para aumentar de forma dramática o desempenho dos negócios da organização.
    Sugerimos que você pesquise mais a fundo a partir desse ponto para se informar mais ou continue acompanhando nosso edu-blog.

    ResponderExcluir