Caros leitores, já foi falado no blog a respeito dos níveis de maturidade do CMMI, entretanto o CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". Neste post vamos esclarecer melhor as diferenças de cada uma.
A divisão em representações da liberdade a organização para utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.
A representação por estágios divide -se em Níveis de Maturidade (Maturity Levels), estes são:
- Nível 1 (Inicial)
- Nível 2 (Gerenciado)
- Nível 3 (Definido)
- Nível 4(Quantitativamente Gerenciado)
- Nível 5 (Otimização)
Disponibiliza uma sequência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. A maturidade é medida por um conjunto de processos. Assim é necessário que todos os processos atinjam nível de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nível dois. Se quase todos os processos forem nível três, mas apenas um deles estiver no nível dois a empresa não irá conseguir obter o nível de maturidade três.
Já a Representação Contínua subdivide - se em Níveis de Capacidade (Capability Levels):
- Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)
- Nível 1: Executado
- Nível 2: Gerenciado / Gerido
- Nível 3: Definido
- Nível 4: Gerenciado quantitativamente
- Nível 5: Em otimização
Essa representação possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. A capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da empresa.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário